Performance de Desirée Duwe para “Crepúsculo Amazônico” já disponível na internet.

Compartilhar

 

Homenagem a Waldemar Matos destaca a relevância da música erudita em Rondônia

Pianista premiada interpreta obra de Waldemar Matos e celebra legado musical de Porto Velho

Já está disponível na internet a performance da premiada pianista Desirée Duwe interpretando a peça “Crepúsculo Amazônico”, composta por Waldemar Matos. O lançamento tem como objetivo homenagear este importante compositor, reconhecido por sua atuação fundamental na implementação do ensino musical na cidade de Porto Velho, Rondônia.

Legado de Waldemar Matos

Waldemar Matos é referência na educação musical do estado, tendo formado gerações de apreciadores de música erudita. Músico e professor de primeiro e segundo grau, pertence ao quadro de professores federais de Rondônia. Desde sua chegada a Porto Velho, em 1982, contribuiu ativamente para o desenvolvimento cultural da região, sendo o primeiro coordenador da Escola Municipal de Música Jorge Andrade. Sua dedicação ajudou a levar ao público obras de grande relevância artística e educacional.

Trajetória de Desirée Duwe

 

Desirée Duwe, intérprete da obra, começou sua relação com o piano aos 5 anos de idade. Aos 15, já havia concluído o Curso Técnico de Piano pela Escola Sol Maior. Sua carreira inclui atuação como docente na UNNESA – União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental (FIMCA), ministrando a disciplina de Instrumento – Piano no curso de Bacharelado em Música em 2019. Desirée é pós-graduada em Educação Musical pela Fabras – Faculdade Integrada de Brasília e, desde 2018, atua como pianista correpetidora do quinteto Teclas & Cordas, além de integrar o Projeto Correpetidores de Porto Velho, da Unir – Universidade Federal de Rondônia. Ao longo de sua trajetória, acumulou diversos prêmios na área da música, reafirmando seu talento e dedicação.

Detalhes da gravação

As filmagens da performance foram cuidadosamente produzidas pela Omni Produtora, focando na execução da peça ao piano por Desirée Duwe. O uso de diferentes planos de imagem e closes transmite ao espectador toda a emoção, expressão artística e técnica apurada da pianista, proporcionando uma experiência audiovisual única e sensível.

Disponibilidade

A interpretação de “Crepúsculo Amazônico” está acessível ao público no YouTube e na página do Instagram da artista Desirée Duwe (@desiduwe), o lançamento presencial acontece no Auditório do Centro Municipal de Arte e Cultura Jorge Andrade, representando não apenas uma homenagem ao compositor Waldemar Matos, mas também um convite à valorização da música erudita de Rondônia e ao reconhecimento dos talentos locais.

Acesse o vídeo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=2_OS_3zHCG4

Este é um PROJETO APROVADO NO EDITAL BOLSAS PARA ARTES E VÍDEO – LEI PAULO GUSTAVO – EDITAL Nº 01/2024/SEJUCEL-SIEC – EIXO I – CATEGORIA A.

Apoio: FEDEC – Fundo Estadual de Desenvolvimento em Cultura,

Secretaria de Estado da Juventude Cultura Esporte e Lazer – SEJUCEL,

Governo de Rondônia

Lei Paulo Gustavo

Ministério da Cultura

Governo Federal do Brasil