Preso homem considerado pivô de homicídios e guerra do tráfico no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre

Compartilhar

Suspeito de provocar guerra do tráfico no bairro Rubem Berta foi preso em ação da 5ª DHPP 

A Polícia Civil deteve o suspeito de inflamar a mais recente guerra entre facções na zona Norte de Porto Alegre. Conhecido apenas como “Lê”, o homem de 27 anos é considerado peça-chave na investigação de quatro assassinatos no bairro Rubem Berta, na semana passada. Ele foi preso em flagrante por agentes da 5ª Delegacia de Homicídios (DHPP), na terça-feira, mas a informação foi divulgada nesta manhã.

Lê é apontado como gerente de um grupo criminoso oriundo da Vila Timbaúva. Quando foi preso, entretanto, estava em um condomínio de classe média no bairro Vila Ipiranga, onde mantinha uma pistola calibre 9 milímetros, com numeração raspada, e um carregador do tipo caracol. O dispositivo praticamente transforma a arma em uma submetralhadora, por isso, muitas vezes é utilizado por criminosos na prática de execuções.

Em outro endereço ligado ao traficante, em Alvorada, na região Metropolitana, os policiais encontraram porções de crack e uma balança de precisão. Uma mulher foi presa no local.

Todas as mortes investigadas ocorreram no dia 22 de julho. De acordo com o delegado Thiago Zaidan, Lê teria envolvimento direto no primeiro dos homicídios, sendo os outros três motivados por vingança de amigos da vítima.

“Essa foi uma prisão fundamental, porque o alvo é um dos principais elementos do conflito no bairro Rubem Berta. Isso porque o primeiro homicídio teve participação direta dele, sendo o restante das mortes uma consequência desse crime. É o que chamamos de ‘repique’ ”, afirmou o delegado Thiago Zaidan.

Quatro homicídios no mesmo dia

Os casos aconteceram em um intervalo de aproximadamente sete horas. Conforme a Polícia Civil, a motivação foi uma disputa entre duas quadrilhas por pontos de tráfico nas vilas São Luís e Alexandrina.

Lê foi preso em diligências do homicídio de Yan Mazarem Teixeira, 29 anos, alvejado cinco vezes nas costas e pernas enquanto estava no interior de uma tabacaria, por volta das 16h, na região do Parque dos Maias. Os atiradores, dois homens, fugiram.

Algumas horas depois, pelas 23h15min, ocorreu um ataque a tiros na rua Adelino Ferreira Jardim, em frente a uma revenda de bebidas, na localidade da Cohab. Ali, foram mortos Nicolas Fagundes, de 21 anos, Cláudio Ribeiro da Silva, de 53 anos, e Jonas da Silva Gonçalves, 34 anos. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Cinco suspeitos participaram do atentado, sendo três em um Fiat Uno bordô e outros dois em uma motocicleta. O crime seria consequência da morte de Yan Mazarem.

 

Fonte: Correio do Povo