Tendo como pano de fundo a mudança de política no Monte do Templo o Ministro das Finanças (RZP) Bezalel Smotrich discursou para milhares de participantes em uma conferência que marcou o aniversário da morte do Rabino Kook no domingo. 

Smotrich discursou duas vezes durante o evento, realizado no Centro Internacional de Convenções de Jerusalém. Seu primeiro discurso, à tarde, abordou a guerra em curso.

Quando Smotrich subiu ao palco pela segunda vez, diante de milhares de pessoas presentes, sorriu para o prefeito de Jerusalém,  Moshe Lion e disse: “Eu dou o dinheiro, você constrói o Templo”. A multidão caiu na gargalhada, e fontes presentes disseram a Walla que Smotrich disse isso “como uma brincadeira”.

Em resposta, Lion respondeu a Smotrich: “Você é o melhor ministro das finanças que Jerusalém já teve.”

Embora a intenção fosse ser uma piada, a notícia chega em um momento em que, de fato, há uma mudança na política em torno do Monte do Templo.

O Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, visita o Monte do Templo na Cidade Velha de Jerusalém, no Dia de Jerusalém, 26 de maio de 2025 (crédito: YONATAN SINDEL/FLASH90)
O Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, visita o Monte do Templo na Cidade Velha de Jerusalém, no Dia de Jerusalém, 26 de maio de 2025 (crédito: YONATAN SINDEL/FLASH90)

Ministros como Itamar Ben-Gvir e outros estão cada vez mais visitando o Monte, orando e até mesmo se prostrando, desafiando as regulamentações estabelecidas.

Nenhuma mudança nos procedimentos oficiais relativos ao Monte do Templo 
O Gabinete do Primeiro-Ministro enfatizou que não há mudanças nos procedimentos oficiais.
Como mencionado, o evento atraiu milhares de visitantes, que apreciaram diversas exposições especiais, incluindo uma visita ao escritório restaurado do rabino Kook, a oportunidade de ver o mapa do “Grande” Israel e oportunidades de assistir a palestras de rabinos sionistas religiosos.
Fonte: Reprodução