
Um rumor alarmante tem circulado nas redes sociais: a Terra mergulharia na escuridão por 6 minutos, no próximo mês: 2 de agosto de 2025.
Mas calma, essa afirmação é falsa. Essa fake news surgiu por causa de uma confusão com outro evento real e cientificamente previsto. Um eclipse solar total que ocorrerá dia 2 de agosto de 2027, mais longo visível em Terra neste século.
A Lua passará diretamente entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre uma faixa estreita da superfície terrestre. Regiões como o Sul da Espanha, o norte da África e partes do Oriente Médio, o dia ficará temporariamente escuro por até 6 minutos e 23 segundos.
Isso ocorrerá porque a Lua estará no perigeu (ponto mais próximo da Terra), aparentando maior no céu, enquanto a Terra estará próxima do afélio (distante ao Sol), o que diminui o diâmetro aparente do Sol.
Consequências reais e preparação para o eclipse de 2027
O evento real em 2027 representa uma oportunidade única para os cientistas e entusiastas observar a corona solar, estudar massas de partículas e campo magnético do Sol, além de registrar imagens raras em alta resolução.
Enquanto esse dia não chega, em setembro, mais precisamente dia 21, um eclipse parcial será visível em partes do Canadá, Groenlândia e regiões do Ártico – mas não haverá escurecimento total e nem duração prolongada que justifiquem a histeria infundada.
Portanto, se você escutar que “a Terra vai ficar escura em agosto, por 6 minutos”. Agora sabe que isso não passa de um boato. O evento verdadeiro e extraordinário ocorrerá em 2027, com duração limitada.
Enfim, nunca se esqueça de sempre verificar as fontes oficiais e astronômicas confiáveis
Fonte: Fatos Desconhecidos